Quinta, 05 de Dezembro de 2024
Publicidade

Relatório de agência diz que Braskem não cumpriu exigência de fechar mina em Maceió

Relatório de agência diz que Braskem não cumpriu exigência de fechar mina em Maceió

05/12/2023 às 09h58 Atualizada em 05/12/2023 às 12h58
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O afundamento em Maceió de uma das minas da Braskem acontece após irregularidades e atrasos da empresa no processo de fechamento de seus poços de exploração de sal-gema na capital alagoana. Relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM), que acompanha desde 2020 o planejamento da mineradora para fechar as 35 cavidades que operava às margens da Lagoa de Mundaú, mostram que a empresa levou quase dois anos para definir o fechamento da Mina 18 com areia. As informações são do Globo.

Continua após a publicidade

A empresa alega que cumpriu as recomendações das autoridades. O preenchimento desta mina, entretanto, ainda não começou. Estava previsto para o dia 25, quatro dias antes de a Defesa Civil de Maceió emitir o primeiro alerta de risco de colapso. O Ministério Público Federal apontou ainda irregularidades no material usado em outros poços e chegou a suspender a extração de areia usada pela mineradora.

Continua após a publicidade

Segundo a Defesa Civil, a Mina 18 registra um afundamento de 1,8 metro desde a semana passada. No acumulado de 24h, o movimento foi de 6,3 centímetros, menos do que os 7,4 centímetros detectados na noite anterior e do que os 11,8 centímetros registrados no sábado. Mesmo com a desaceleração, o órgão manteve “alerta máximo devido ao risco iminente de colapso”, com recomendações para que a população evite a região.

Continua após a publicidade

A responsabilidade da Braskem pelo afundamento do solo foi confirmada por estudos técnicos do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) em 2019. No ano seguinte, a ANM, agência vinculada ao Ministério de Minas e Energia, determinou que a empresa apresentasse um plano de fechamento das minas de sal-gema, conforme as peculiaridades de cada uma.

Somente em fevereiro de 2021, dois anos após o caso ser associado à atividade da Braskem, a empresa registrou um plano de fechamento da Mina 18 — a segunda maior das 35 cavidades, com 494 mil m³ à época.

Fonte: Bnews

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias