A história envolvendo a brasileira Laís Basilio, de 23 anos, que fingiu ter câncer de medula por mais de um ano enquanto vivia na Irlanda, parece não ter chegado ao fim ainda. Nesta segunda-feira (12), tivemos acesso a prints que mostram uma possível participação de uma amiga dela no esquema.
A mulher, identificada como Ster Cardoso, teria incentivado a abertura da vaquinha para arrecadação de fundos e teria uma parte do valor, que totalizou 5.890 euros (35.293,05 reais na cotação atual).
No último sábado (10), Laís compartilhou um vídeo admitindo que tudo não passava de uma farsa e pediu desculpas pela mentira.
Além disso, garantiu que ninguém de sua família estava envolvido no golpe. "Eu iniciei isso botando a cara aqui e vou terminar botando a cara. Eu estou aqui para arcar com isso e gostaria muito de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e toda a sociedade oncológica.
Eu espero de verdade que depois que isso passe, vocês continuem tendo apoio", disse. "Nenhum familiar meu estava envolvido. Eu fiz tudo sozinha. Independente do que aconteça, estou pronta para arcar com isso. Eles acreditavam assim como todo mundo", acrescentou.
Porém, uma brasileira que também reside na Irlanda entrou em contato com o BNews e expôs que Basilio contou com a ajuda da amiga Ster Cardoso para aplicar o golpe. Através de mensagens via WhatsApp, as duas planejaram tudo e chegaram a fazer piadas com a motivação que colocariam no site da vaquinha.
"E eu vou falar que tô arrecadando dinhero pra que?", questionou Laís. "Precisa falar?", respondeu Ster, acompanhado de caracteres de risada. "Claro né, acha que é só abrir?", disse a brasileira. "Ah f*deu, não sei", disse a amiga.
Em outro momento, Ster manda Laís abrir uma vaquinha de R$ 20 mil. Laís, porém afirma que pedirá apenas R$ 10 mil e é chamada de "mão de vaca" pela amiga. "Eu acho que realmente vão doar fácil", disse a mulher que fingiu o câncer.
Ster, então, pede metade do valor e diz ter certeza que as pessoas vão doar facilmente. "Eu quero é o visto para ir para três lugares com você e tá ótimo", responde Laís.
Em contato com a reportagem, a responsável por encaminhar os prints disse que diversas pessoas que ajudaram na vaquinha ficaram indignadas com a exposição do caso. "Ela estava fazendo a contagem dos dias de vida. Ela dizia que ia morrer em 21 dias, 19 dias, e aí quando conseguiu o doador da medula, todo mundo comemorou, chorou, vibrou. Quando descobriram tudo, ficaram com ódio, muitos querem que ela morra", disse.
Defesa
Através de um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta segunda (12), Ster Cardoso se defendeu das acusações de participar do golpe e disse que é "tão vítima quanto as pessoas que apoiaram e fizeram as doações".
“Por favor, assistam até o final! Eu estou exausta e tão revoltada quanto vocês. Esses dias têm sido horríveis e agora que estou criando forças pra conseguir unir todas as provas que tenho pra provar que também fui uma vítima nessa história toda”, iniciou.
Ster explicou que participou de um podcast ao lado de Laís Basilio e, durante a conversa, passou informações fora de ordem. Disse também que está completamente envergonhada por não ter enxergado a farsa que estava diante de seus olhos diariamente.
“Na minha entrevista no podcast foram muitas informações fora de ordem e eu entendo completamente vocês estarem desconfiando de mim. Mas sim, eu devo essa satisfação para comunidade brasileira, irlandesa e a todos que se envolveram com essa história. Estou completamente envergonhada por ter ficado cega e por não ter tido coragem de confrontá-la nas inúmeras situações que eu desconfiei de alguma coisa”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Bnews