A capital baiana possui extensão de 693,442 km², de acordo com o Censo 2022, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, mais de 41% desse território — acima dos 284 km² — é composto por favelas, o que coloca Salvador como a terceira capital brasileira com mais domicílios em áreas de comunidade e a primeira na região Nordeste.
Os dados constam no levantamento “Mapa da Desigualdade entre as Capitais”, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), no qual o BNews teve acesso. Divulgado neste ano, o estudo conta com o apoio da União Europeia (UE) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e elenca as 26 capitais brasileiras por seu desempenho em uma série de tópicos.
Neste quesito, Salvador só perde para Manaus (AM) — que possui mais de 53% de sua cidade composta por favelas — e Belém (PA) — que ultrapassa os 55%. E se engana quem pensa que o Rio de Janeiro se destaca nesse recorte. A capital fluminense aparece “apenas” na décima posição no ranking geral de domicílios em favelas.
As regiões Norte e Nordeste concentram 8 das 10 capitais com maior proporção 'favelizada'. Entre as capitais nordestinas, o destaque fica novamente com Salvador, que lidera o ranking. O ‘pódio’ do Nordeste — se é que pode ser chamado assim — é fechado com São Luís (MA), com 32,4% de território ‘favelizado’, e Fortaleza (CE), com 23,5%.
Chama a atenção que todas as demais capitais têm menos de um quarto das moradias nessa condição. A favelização está abaixo de 20% nas capitais do Sul e não supera 10% em todas as do Centro-Oeste, que tem os melhores índices do mapa: Campo Grande (MS), com 1,45%, e Goiânia (GO), com 2,47%.
Confira o ranking completo:
O Censo 2022 mostra que o Brasil possui 11.403 favelas com 6,55 milhões de unidades habitacionais. Assim, nesses lugares residem 16 milhões de pessoas. Os dados do “Mapa da Desigualdade entre as Capitais” não destacam quais bairros de Salvador possuem a maior concentração de favelas da capital. No entanto, o IBGE possui um panorama.
De acordo com o Instituto, a capital baiana detém três das 15 maiores favelas do país, empatada com o Rio de Janeiro em quantidade — considerando o tamanho populacional. Dentre as principais comunidades brasileiras que ficam em Salvador, aparecem Beiru, Tancredo Neves (4º), com 20.210 habitantes; Saramandaia, Pernambués (7º), com população de 18.662; e Valéria (15º), com 12.072 moradores.
Confira o ranking das 15 maiores favelas do Brasil:
Fonte: Bnews