Segunda, 16 de Setembro de 2024
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Idoso morre na fila de espera para atendimento no CadÚnico em Salvador

Idoso tinha 70 anos e chegou no local já sentindo mal-estar

28/08/2024 às 09h42
Por: Redação
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Idoso morre na fila de espera para atendimento no CadÚnico em Salvador

Um idoso de 70 anos acabou morrendo enquanto esperava atendimento na sede do Cadastro Único (CadÚnico), na manhã desta terça-feira (27), no bairro do Comércio, em Salvador.

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A vítima foi identificada como Jorge Luiz Moreira. A reportagem do BNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e recebeu a informação de que o idoso já chegou no local sentindo um mal-estar.

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Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como da Sempre, foram acionadas, se deslocaram até o local e realizaram os procedimentos necessários. Após o óbito ser constatado, o corpo do idoso, juntamente com seus acompanhantes foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde receberam ajuda socioassistencial.

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Confira a nota da SEMPRE:

"A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) comunica que o idoso Jorge Luiz Moreira (70 anos) chegou para atendimento no Cadúnico já apresentando mal estar. Assim que os técnicos verificaram a situação, o conduziram para um local reservado, para que fosse atendido de maneira eficiente e respeitosa. 

A pasta informa, ainda, que a equipe do SAMU também foi acionada e de imediato realizou os procedimentos necessários. Constatado o óbito, o corpo do idoso, bem como seus acompanhantes, foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde continuam sendo assistidos por equipe socioassistencial.

Sobre a estrutura de atendimento, a pasta comunica que a demanda aumentou esta semana, pois dia 31 de agosto é o último prazo para atualização do Cadúnico, apenas para cerca de seis mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos e pessoas com deficiência, convocados pelo Governo Federal, sendo esta uma exigência do programa. 

Por isso, para estes atendimentos, a Sempre disponibiliza mais de 300 funcionários, na sede do serviço, onde é ofertado desjejum, e em outras 34 unidades como os CRAS, Prefeitura-Bairro e postos descentralizados, e ressalta que mais de duas mil visitas domiciliares já foram realizadas para fazer o recadastramento do público prioritário.

Também como forma de ampliar o atendimento, um mutirão foi feito em 12 postos, no sábado (24) e domingo (25), resultando em cerca de dois mil atendimentos."

Fonte: Bnwes

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