Um adolescente britânico, de apenas 16 anos, sofreu um colapso pulmonar por fazer uso excessivo de cigarro eletrônico, popularmente conhecido como vape. Tudo começou após Nathan Chesworth apresentar uma tosse intensa e ir parar no hospital.
Enquanto estudava para prestar vestibular, o jovem passou a tossir insistentemente. Ele decidiu ir ao hospital e os médicos receitaram antibióticos para tratar uma infecção no peito. Após alguns dias, no entanto, ele começou a tossir sangue.
Segundo a mãe do adolescente, Rebecca Chesworth, Nathan ficou letárgico nesse período, não saía da cama e começou a perdeu peso pois não conseguia comer ou beber.
Um dia antes de retornar à escola, em janeiro deste ano, o pulmão do adolescente sofreu um colapso enquanto ele subia as escadas de casa. Por conta disso, ele apresentou muitas dificuldades para respirar e foi levado às pressas ao hospital.
Na unidade de saúde, o jovem foi submetido a um exame de raio-X, que detectou a condição pneumotórax, quando o ar se acumula no espaço entre o pulmão e a parede torácica, podendo levar ao colapso do pulmão.
Nathamn Chesworth ficou internado quatro dias na ala pediátrica e precisou usar um tubo no pulmão para drenar o fluido. O jovem apresentou melhoras e chegou a ir para casa. No entanto, dias depois, ele sofreu um colapso no outro pulmão. Neste momento, ele revelou que estava fazendo uso constante de vape.
“Nathan me contou e eu não conseguia acreditar. Fiquei em choque total”, declarou Rebecca. “Esses dispositivos são coloridos, e as crianças acham que é legal andar por aí com eles”, acrescentou.
Fonte: Bnews