Os candidatos à Prefeitura de Alagoinhas, Catarino Pinto (PSOL), Gustavo Carmo (PSD) e Pastor Lins (PL), participaram do debate realizado pela Central de Eleições da Rede Bahia, na manhã desta quinta-feira (5). O candidato Paulo Cezar (União) não compareceu ao debate.
Com transmissão ao vivo no g1, o encontro teve quatro blocos e uma hora e meia de duração. O debate foi mediado pelo apresentador Adilson Muritiba, da TV Subaé, e teve participações das jornalistas Andreia Silva (TV Bahia), Gabriela Braga (Bahia FM) e Valma Silva (g1 Bahia).
Foram convidados apenas os candidatos de partidos, coligações ou federações que tenham representação mínima no Congresso Nacional prevista em lei. O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas da Central de Eleições da Rede Bahia;
Segundo bloco: candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres;
Terceiro bloco: candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados;
Quarto bloco: candidatos fizeram as considerações finais.
PRIMEIRO BLOCO
Candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Rede Bahia
Pergunta da jornalista Valma Silva (g1 Bahia) para Gustavo Carmo (PSD): o candidato foi questionado sobre suas propostas para evitar alagamentos e problemas de infraestrutura. Em seus dois minutos de resposta, Gustavo Carmo afirmou que a geografia da cidade influencia nos problemas de infraestrutura e disse que pretende criar uma nova secretaria, chamada de "secretaria de manutenção".
Comentário de Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que aguarda o período de chuvas para ver se as obras feitas para evitar alagamentos realmente vão funcionar.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato explicou como funcionaria as secretarias de infraestrutura e de manutenção, caso seja eleito.
Pergunta da jornalista Gabriela Braga (Bahia FM) para Pastor Lins (PL): o candidato foi questionado sobre suas propostas para fomentar o turismo e a geração de emprego através das fábricas de cerveja na cidade, que é conhecida como "capital cervejeira" da Bahia. Em seus dois minutos de resposta, Pastor Lins afirmou que há necessidade de investir em escolas técnicas para profissionalização de jovens na área.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato afirmou que, caso seja eleito, além de investir na produção de cervejas na cidade, pretende atrair empresas dos ramos dos sucos e águas.
Comentário Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que pretende criar parcerias com empresas locais para desenvolver programas de estágios e empregos.
Pergunta da jornalista Andreia Silva (TV Bahia) para Catarino Pinto (PSOL): o candidato foi questionado sobre a viabilidade das suas propostas relacionadas ao combate a terceirização de funcionários e contratações por REDA. Em seus dois minutos de resposta, Catarino Pinto afirmou que transformar o REDA em concurso público traz segurança para os funcionários, mas que só tomará tais medidas após análises nas contas públicas.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato afirmou que pretende modernizar o funcionamento da máquina da prefeitura de Alagoinhas.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato afirmou que pretende acabar com a terceirização da mão de obra no setor público.
SEGUNDO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres.
Pergunta de Gustavo Carmo (PSD) para Pastor Lins (PL): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas em relação ao combate da violência. Em resposta, Pastor Lins afirmou que pretende desenvolver políticas públicas focadas em dependentes químicos, além de palestras sobre o assunto nas escolas municipais.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato afirmou que, caso seja eleito, vai criar a Secretaria de Ordem e Segurança Pública, que ficará responsável pela Defesa Civil e Guarda Civil.
Comentário de Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que o tema da segurança pública merece atenção da atual e da próxima gestão.
Pergunta de Pastor Lins (PL) para Catarino Pinto (PSOL): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas relacionadas a educação. Em seus dois minutos de resposta, Catarino Pinto afirmou que pretende implementar o tempo integral nas escolas e diminuir a quantidade de alunos em sala de aula.
Comentário de Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que aconteceram escândalos de corrupção na educação da cidade e, por isso, caso seja eleito, pretende disponibilizar relatórios mensais sobre os gastos municipais.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato afirmou que seu projeto de educação leva em conta a opinião da comunidade educativa.
Pergunta de Catarino Pinto (PSOL) para Gustavo Carmo (PSD): o candidato questionou o oponente sobre Alagoinhas ter recebido o título de "cidade mais esburacada do Brasil" nas redes sociais. Em resposta, Gustavo Carmo afirmou que pretende criar a Secretaria de Manutenção para focar em resolver este problema.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato destacou que pensar apenas na pavimentação da cidade pode causar problemas relacionados a absolvição da água pelo solo, que impactariam a cidade no futuro.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato afirmou que é preciso melhorar a acessibilidade na infraestrutura do município.
TERCEIRO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados.
Primeiro tema: transporte público
Pastor Lins (PL) pergunta para Gustavo Carmo (PSD): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas para melhorar o transporte público em Alagoinhas. Em resposta, Gustavo Carmo afirmou que pretende implementar a tarifa zero no transporte público e revisar o contrato de concessão do sistema.
Comentário de Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que, além dos problemas relacionados ao transporte público, é preciso investir na segurança dos cidadãos.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato afirmou que pretende fazer com que o transporte público atenda a zona rural.
Segundo tema: Cultura
Gustavo Carmo (PSD) pergunta para Catarino Pinto (PSOL): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas para fomentar o setor cultural do município. Em resposta, Catarino Pinto afirmou que pretende ampliar o centro de cultura de Alagoinhas para que o local receba não só peças teatrais itinerantes, mas também os artistas locais.
Comentário de Gustavo Carmo (PSD): o candidato afirmou que pretende valorizar o calendário cultural da cidade e fomentar os grandes eventos, como o São João.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato reforçou a importância de valorizar o artista local.
Terceiro tema: educação
Catarino Pinto (PSOL) pergunta para Pastor Lins (PL): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas relacionadas a educação. Em resposta, Pastor Lins afirmou que as estruturas das escolas precisam ser melhoradas.
Comentário de Catarino Pinto (PSOL): o candidato afirmou que é preciso implementar uma escola na zona rural para que os moradores da região não precisem se deslocar para a sede para ter acesso a educação.
Comentário Pastor Lins (PL): o candidato afirmou que é preciso combater a corrupção no município.