A partir desta quinta-feira (12), o posto do SAC Alagoinhas passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A mudança faz parte da ampliação no interior do estado, que também inclui os postos de Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.
A emissão da CIN será realizada exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo SAC Digital, portal ba.gov.br ou por meio dos telefones (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para chamadas de telefone fixo.
Em virtude da implantação da nova carteira de identidade, a emissão do antigo RG foi suspensa entre os dias 9 e 11 de setembro nos postos mencionados. No entanto, quem já solicitou o documento antigo poderá retirá-lo sem agendamento, bastando apresentar o protocolo de atendimento.
A primeira via da CIN é gratuita e terá como número único o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O novo documento permite a inclusão de informações complementares, como CNH, título de eleitor, e condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual e física. Outra inovação é a possibilidade de inclusão do nome social, mediante solicitação.
A CIN também estará disponível em formato digital no GOV.BR três dias após sua emissão física. Importante ressaltar que o antigo RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032, e não há obrigatoriedade de substituição imediata.
A implantação do novo documento na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), e busca modernizar o sistema de identificação no estado, oferecendo mais praticidade e segurança aos cidadãos.