A presença do governadorJerônimo Rodrigues por três dias seguidos, na primeira semana de setembro em Alagoinhas, tem botado uma pulga atrás da orelha do eleitor da cidade. Há rumores de que a campanha de Gustavo Carmo, que é seu candidato a prefeito pelo PSD na outrora terra da laranja, não consegue crescer substancialmente nas pesquisas, e o governador, está se esforçando ao máximo para aumentar a popularidade de seu aliado. Ele chegou a pedir para os apoiadores não desistirem de Gustavo, mostrando sua preocupação com o desempenho do ex secretário de educação no município, que pelo andar da carruagem não terá um desfecho positivo no dia 6 de outubro.
Essa atitude do gestor baianov revela não apenas sua preocupação com o sucesso nas urnas de seu aliado, mas também seu anseio em mobilizar eleitores e apoiadores ao seu redor. A presença constante em Alagoinhas está sendo vista como uma tentativa de conduzir a opinião da população votante local e tentar lograr êxito no atual certame eleitoral de Alagoinhas.
Os episódios recentes são un dado revelador de que nem mesmo os esforços concentrados do atual mandatário do estado da Bahia, tem o poder de fazer o cidadão escolher um candidato que ele não deseja que comande os rumos de sua cidade nos próximos quatro anos.