Domingo, 09 de Fevereiro de 2025
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Secretária de Educação de cidade da Bahia classifica Autismo, TDAH e Dislexia como 'MODISMOS' e causa polêmica

A Secretária de Educação de Jacobina, Emanuela Cunha, gerou grande polêmica após classificar condições neurodiversas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia como “modismos”.

15/01/2025 às 08h48 Atualizada em 15/01/2025 às 09h21
Por: Redação
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Secretária de Educação de cidade da Bahia classifica Autismo, TDAH e Dislexia como 'MODISMOS' e causa polêmica

A Secretária de Educação de Jacobina, Emanuela Cunha, gerou grande polêmica após classificar condições neurodiversas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia como “modismos”. A declaração foi feita durante uma entrevista no programa Jornal do Dia, na Rádio Jacobina FM, na última quinta-feira (9).

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Durante a conversa, Emanuela foi questionada sobre a inclusão de psicopedagogos nas escolas da rede municipal e afirmou que, ao longo do tempo, algumas condições como TEA, TDAH e dislexia eram tratadas como modismos, enfatizando a ideia de que essas questões são temporárias e eventualmente substituídas por outras. Ela ainda mencionou que a educação não deve ser segmentada dessa forma e que o foco deveria ser a educação inclusiva.

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As palavras da Secretária geraram grande repercussão, com críticas de diversos setores da sociedade. A Prefeitura de Jacobina, após o episódio, emitiu uma nota para esclarecer o ocorrido. A nota destaca que as palavras de Emanuela Cunha podem ter sido mal interpretadas e pediu desculpas por qualquer desconforto gerado, reiterando o compromisso da gestão com a educação inclusiva.

A nota esclarece que a Secretária pretendia alertar para a necessidade de tratar as condições neurodiversas de maneira responsável, sem reduzi-las a modismos ou estigmatizações. A Prefeitura reafirma seu compromisso com o fortalecimento da educação inclusiva e o atendimento personalizado das necessidades de todos os alunos, respeitando suas particularidades.

Fonte: g1 BA 

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