Um advogado de Recife esolheu uma forma inusitada para "celebrar" a morosidade na tramitação de um processo no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Ele incluiu um arquivo com a foto de um bolo com velas de aniversário para “dar parabéns” pela demora na análise pelo magistrado.
O documento foi protocolado em 25 de fevereiro, quando o advogado afirmou que já tinham se passado cinco anos desde a distribuição do recurso para o gabinete do desembargador Alberto Nogueira Virgínio, relator do caso.
O experiente advogado Délio Fortes Lins e Silva, de 72 anos, argumentou que o tempo de espera é equivalente a 60 meses ou 1.825 dias. “É muito tempo para um magistrado julgar um mero recurso sem qualquer complexidade jurídica”, escreveu.
“Em cinco anos, um bebê engatinha e passa a andar sozinho; em cinco anos, uma mãe engravida, passa por todo o período de gestação e ainda vê seu filho caminhar; em cinco anos, se conclui um mestrado e um doutorado; em cinco anos, se constrói um prédio de dezenas de apartamentos ou salas; em cinco anos, tem casal que namora, noiva, casa, separa e casa de novo”, afirmou.
Sabendo que a “insolência” pode levar o relator a decidir contra o pedido dele, o advogado foi irônico e pediu para que o magistrado não leve "mais cinco anos" para dar um parecer. “Fique certo Excelência que o autor, a cada ano que passa, estará sempre lembrando do eminente Magistrado, festejando e batendo palmas em Vosso louvor. Que Deus ilumine o caminho vagaroso da inércia”, completou.
A assessoria TJ-PE informou que o magistrado está impossibilitado de comentar por obediência à Lei Orgânica da Magistratura Nacional, mas a ação movida por Délio andou e, desde a terça-feira, aparece como "concluso para julgamento".
Fonte: Bnews