Motoristas e motociclistas de Alagoinhas estão sendo surpreendidos com notificações de infração ao estacionarem em áreas do centro da cidade onde não há qualquer tipo de sinalização indicando que se trata de uma Zona Azul. A falta de clareza na demarcação dos espaços tem gerado questionamentos sobre a regularidade das autuações e o verdadeiro objetivo da medida.
A motorista S. M. J. C. procurou a redação do Se Liga Alagoinhas para denunciar que, em apenas dois dias, recebeu cinco multas ao estacionar nas proximidades da Praça J. J. Seabra. Outro condutor, proprietário de uma motocicleta, enviou imagens que mostram seu veículo estacionado em um local sem qualquer identificação de que seria uma área de Zona Azul, e mesmo assim foi notificado.
A ausência de fiscalização eficiente por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e do Procon Alagoinhas tem ampliado as dúvidas da população sobre a necessidade e a transparência do sistema de estacionamento rotativo na cidade. "A Zona Azul é para organizar o trânsito e educar os motoristas ou para multar?", questiona Sueli.
Em nota, a Superintendência Municipal de Trânsito de Alagoinhas (SMT) informou que já está levantando informações e que notificará a empresa prestadora do serviço para que resolva as falhas pontuais na sinalização da Zona Azul. No entanto, apesar da manifestação da SMT, o órgão não esclareceu como ficará a situação dos motoristas que já efetuaram o pagamento da multa de R$ 25 aplicada pela empresa E-Parking.
Diante das reclamações, cresce a cobrança por uma revisão do modelo de gestão da Zona Azul em Alagoinhas, com maior clareza na sinalização e mais fiscalização para evitar injustiças aos condutores.
Fonte: Se Liga Alagoinhas