Terça, 25 de Março de 2025
Publicidade

Menino perde a visão de um olho após ser beijado por pessoa com herpes labial

Juwan, de 2 anos, fará cirurgia na África do Sul na esperança de receber uma nova córnea

14/03/2025 às 08h24
Por: Redação
Compartilhe:
Menino perde a visão de um olho após ser beijado por pessoa com herpes labial

Um menino de 2 anos perdeu a visão de um olho após ser beijado por uma pessoa com herpes labial

Continua após a publicidade

A herpes começou a se desenvolver no olho esquerdo de Juwan, que mora na Namíbia, sete meses atrás.

Continua após a publicidade

Complicações da infecção fizeram com que a criança quase perdesse o olho completamente e agora ele está esperando por uma complexa operação ocular para salvá-lo.

Continua após a publicidade

A mãe, Michelle Saaiman, disse ter achado que era "uma pegadinha de 1º de abril" atrasada quando um médico disse que seu bebê havia contraído herpes no olho por causa de um beijo. Não se sabe quem passou o vírus. A herpes labial é uma doença contagiosa que pode ser transmitida por saliva, contato com a pele ou objetos infectados. Quando uma pessoa é infectada pelo vírus herpes simplex (HSV), ele permanece no corpo por toda a vida, mas geralmente permanece latente e não causa sintomas.

Em agosto, o então bebê de 1 anos e 4 meses desenvolveu uma infecção ocular que os colírios antibióticos não estavam combatendo. Quando a infecção piorou, um especialista finalmente deu o diagnóstico intrigante de que Juwan tinha o vírus herpes simplex (HSV) no olho.

"O médico estava me dizendo que há uma bolha de febre (também conhecida como herpes labial ou "boqueira") crescendo na córnea do meu filho. Eu estava olhando para o médico, me perguntando se era 1º de abril, porque pensei que fosse uma brincadeira de 1º de abril. Uma bolha de febre deve estar nos seus lábios ou na sua boca. Eu nunca na minha vida ouvi falar de uma bolha de febre crescendo na córnea de alguém", disse a mãe, de acordo com o "Metro".


Durante semanas, os médicos lutaram para controlar o avanço das herpes no olho esquerdo de Juwan e tiveram que consultar especialistas em Nova York (EUA) para obter o medicamento certo. Porém, quando a medicação fez efeito no herpes, era tarde demais para salvar o olho de Juwan.

"Naquele momento, o herpes causou tantos danos à sua córnea que ele basicamente perdeu toda a sensibilidade no olho e não conseguia ver nada. Ele estava completamente cego. Isso significava que o cérebro não reconhecia mais o olho e parou de enviar sinais para o olho. O gel que protegia o olho evaporou e o olho secou", esclareceu Michelle.

Fonte: Extra Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias