Sábado, 19 de Abril de 2025
Publicidade

Liga Álvaro Bahia anuncia saída da gestão do Hospital Materno-Infantil

A saúde pública de Alagoinhas enfrenta um novo momento de incerteza. Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (15), a Liga Álvaro Bahia comunicou que deixará de gerir o Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas (HMIA)

16/04/2025 às 07h22
Por: Redação
Compartilhe:
Liga Álvaro Bahia anuncia saída da gestão do Hospital Materno-Infantil

A saúde pública de Alagoinhas enfrenta um novo momento de incerteza. Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (15), a Liga Álvaro Bahia comunicou que deixará de gerir o Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas (HMIA).

Continua após a publicidade

Segundo a nota da assessoria de comunicação da Liga, a entidade cumpriu integralmente o contrato de 12 meses firmado com a Prefeitura Municipal para a implantação e gestão inicial da unidade, e que o vínculo contratual se encerra entre os meses de abril e junho. A instituição afirmou ainda que dará "todo suporte necessário à Prefeitura para o processo de transição".

Continua após a publicidade

“A entidade se sente honrada em ter sido a primeira a gerir este importante equipamento público e ter tornado o hospital referência em saúde materno/infantil para Alagoinhas e municípios circunvizinhos”, destaca a nota.

Continua após a publicidade

A saída da Liga Álvaro Bahia levanta preocupações entre profissionais da saúde e a população sobre o futuro da unidade, que rapidamente se tornou referência na região.

O Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas foi inaugurado em 30 de junho de 2024. Sob responsabilidade da Liga, a unidade se destacou pelo atendimento humanizado e pela oferta de serviços de média e alta complexidade voltados à saúde materno-infantil. Com 49 leitos, o hospital atende gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos de até 30 dias, tanto por demanda espontânea quanto por regulação.

Além de emergência obstétrica, o hospital conta com Centro de Parto Normal (CPN), leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), consultas de pré-natal de alto risco, ultrassonografias, e pediatria de puericultura. Estavam previstas, a partir de novembro, a ativação de Unidades de Cuidados Intermediários (Ucinca e Ucinco) e de uma UTI Neonatal.

Com a saída da Liga, ainda não há informações oficiais sobre qual instituição assumirá a gestão do equipamento, tampouco se a transição afetará os atendimentos e a continuidade dos serviços oferecidos.

A população agora aguarda um posicionamento da Prefeitura de Alagoinhas sobre os próximos passos da gestão do HMIA, considerado um dos maiores avanços na saúde pública do município nos últimos anos.

Fonte: Se Liga Alagoinhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias