Sábado, 19 de Abril de 2025
Publicidade

Três instituições de ensino superior em Alagoinhas têm cursos com notas baixas no Enade

Os cursos avaliados receberam notas 1 e 2 — os conceitos mais baixos atribuídos pelo exame

16/04/2025 às 07h30
Por: Redação
Compartilhe:
Três instituições de ensino superior em Alagoinhas têm cursos com notas baixas no Enade

Três instituições de ensino superior com sede em Alagoinhas registraram desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (11). Os cursos avaliados receberam notas 1 e 2 — os conceitos mais baixos atribuídos pelo exame.

Continua após a publicidade

Na cidade, os cursos com nota 1 são: Engenharia Elétrica da Fatec – Alagoinhas, Engenharia Mecânica e Fonoaudiologia da Unirb – Alagoinhas, e Biomedicina da Faculdade Santo Antônio – Alagoinhas. As notas refletem um desempenho considerado insatisfatório de estudantes concluintes dessas graduações.

Continua após a publicidade

Na Bahia, 15 instituições de ensino superior registraram nota 1 em um total de 21 cursos: Fatec – Alagoinhas (Engenharia Elétrica); Unirb – Alagoinhas (Engenharia Mecânica e Fonoaudiologia); Faculdade Santo Antônio – Alagoinhas (Biomedicina); Unirb – Barreiras (Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária); IFBA – Barreiras (Engenharia de Alimentos; Unirb – Feira de Santana (Enfermagem); Anhanguera – Itabuna (Engenharia Mecânica); Faculdades SulAmérica – Luís Eduardo Magalhães (Odontologia e Biomedicina); Ages – Paripiranga (Medicina Veterinária e Nutrição).

Continua após a publicidade

Nessa mesma lista, ainda constam: Faculdade Dom Luis de Orleans e Bragança – Ribeira do Pombal (Farmácia); Faculdade de Negócios e Gestão de Salvador – Salvador (Fisioterapia e Odontologia); Unirb – Salvador (Odontologia); Estácio – Salvador (Engenharia Mecânica); Ruy Barbosa Wyden – Salvador (Engenharia Mecânica); e IFBaiano – Uruçuca (Engenharia de Alimentos).

O Enade avalia o rendimento dos alunos no último ano da graduação e compõe, junto com outros indicadores, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além da nota bruta do exame, também é considerado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que leva em conta o desempenho do estudante no Enem para medir seu progresso acadêmico.

Na Bahia, ao todo, 70 instituições tiveram cursos com notas 1 e 2 no Enade 2023. Quinze delas receberam nota 1 em pelo menos um curso, somando 21 graduações nessa condição. Ao todo, 116 instituições de ensino superior no estado foram avaliadas.

Apesar dos números acenderem um sinal de alerta para a qualidade do ensino, o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, destaca que o Enade não deve ser visto de forma isolada. “O exame é importante, mas não é a única dimensão de avaliação de um curso. Ele deve ser considerado junto à Avaliação Institucional e à Avaliação do Curso”, pondera.

Nacif também apontou a importância da participação estudantil no exame, lembrando que a evasão no momento da prova pode influenciar negativamente os resultados. “Poucos estudantes acabam representando uma maioria, o que pode distorcer os resultados e não refletir necessariamente a realidade do curso”, afirma.

Os dados do Enade são utilizados pelo Ministério da Educação como parâmetro para políticas públicas e acompanhamento da qualidade dos cursos superiores no país. A situação em Alagoinhas reforça a necessidade de atenção por parte das instituições quanto à formação acadêmica oferecida aos seus estudantes.

Fonte: Se Liga Alagoinhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias