O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, neste sábado (26), investimentos de aproximadamente R$ 245 milhões para a modernização da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma), em Simões Filho, e para a expansão da rede pública de saúde em Camaçari. A cerimônia, realizada na Cidade do Saber, em Camaçari, contou com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, da secretária estadual da saúde, Roberta Santana, e do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
O projeto da Bahiafarma tem valor de R$ 179,5 milhões e prevê a modernização da planta de sólidos orais, a implantação de uma plataforma para produção de testes rápidos e a instalação de sistemas de energia solar e novos geradores. Com a execução das obras, a Bahiafarma deverá atingir uma capacidade anual de produção de 370 milhões de comprimidos, 111 milhões de cápsulas e 75 milhões de testes rápidos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Bahiafarma é estratégica para fortalecer a autonomia do Brasil na produção de medicamentos e insumos. Este investimento reafirma o compromisso do governo em tornar a Bahia um polo de inovação na saúde”, disse Jerônimo Rodrigues durante o evento.
A secretária Roberta Santana destacou que os investimentos ampliam a capacidade produtiva e fortalecem o papel da Bahiafarma no atendimento às demandas nacionais. “Queremos tornar a Bahiafarma um dos principais laboratórios públicos do país, ampliando o acesso da população a medicamentos e diagnósticos de qualidade”, afirmou.
Fonte: Catu Noticias