Terça, 20 de Maio de 2025
Publicidade

Senado prorroga, por mais dez anos, cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos

A reserva de vagas destinas as cotas passa de 20% para 30%

08/05/2025 às 07h58
Por: Redação
Compartilhe:
Senado prorroga, por mais dez anos, cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos

O projeto de lei (PL) que prorroga por mais 10 anos as cotas para negros, indígenas e quilombolas, em concursos públicos federais, foi aprovado nesta quarta-feira (7), pelo Senado Federal.

Continua após a publicidade

A legislação previa a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal, nas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

Continua após a publicidade

Porém o texto também aumentou a reserva de vagas de 20% para 30%, que será aplicada, de acordo com o texto, sempre que as vagas disponíveis forem iguais ou superiores a duas.

Continua após a publicidade

Outra mudança é que o PL revoga a atual lei de cotas no serviço público, que teve vigência expirada no ano de 2024.

A identificação racial será por autodeclaração no momento da inscrição no concurso, mas o editais poderão prever processos de confirmação complementar, com participação de especialistas e critérios que considerem as características regionais.

Em nota, o Ministério da Igualdade Racial comemorou a aprovação do projeto e destacou que governo federal tem trabalhado a articulação do PL de forma transversal. "Um serviço público mais plural e representativo é bom para todo o mundo".

Fonte: Bnews

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias