Segunda, 23 de Junho de 2025
Publicidade

Prefeitura de Alagoinhas realiza curso de capacitação para ambulantes que atuarão no São João

O curso foi realizado no Espaço Colaborar, na sede da Secet, e abordou três eixos principais: qualidade no atendimento, manipulação de alimentos e bebidas e prevenção à importunação sexual e violência contra mulheres

05/06/2025 às 07h40
Por: Redação Portal
Compartilhe:
Prefeitura de Alagoinhas realiza curso de capacitação para ambulantes que atuarão no São João

Com o objetivo de garantir um São João seguro, organizado e acolhedor para todos, a Prefeitura de Alagoinhas promoveu, nesta terça-feira, 3, um curso de capacitação voltado aos vendedores ambulantes que irão trabalhar durante os festejos juninos da cidade. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp), com apoio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Políticas para Mulheres (SPM) do Estado da Bahia, além do Procon municipal.

Continua após a publicidade

O curso foi realizado no Espaço Colaborar, na sede da Secet, e abordou três eixos principais: qualidade no atendimento, manipulação de alimentos e bebidas e prevenção à importunação sexual e violência contra mulheres.
A atividade foi dividida em dois turnos: pela manhã, participaram os ambulantes que irão comercializar bebidas em isopor; à tarde, foi a vez dos que vão atuar com alimentos, coquetéis e barracões. Magda Guimarães, coordenadora da diretoria de Capacitação da Setur-BA, foi responsável por ministrar o curso de Qualidade no Atendimento e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

Continua após a publicidade

Para Carol Rocha, presidente da União dos Vendedores Ambulantes de Alagoinhas (Univaas), a iniciativa é um marco de valorização da categoria. “Eu acho ótimo ver que há um espaço destinado a nós; nos sentimos acolhidos. Muitos querem aprender mais, mas não têm suporte para isso. Essa capacitação pode nos ajudar a trabalhar melhor e identificar oportunidades de crescimento, ter ideias novas e evoluir”, declarou.

Continua após a publicidade

O titular da Secet, João Henrique Paolilo, disse que a motivação para a realização do curso está ligada à visibilidade crescente do São João de Alagoinhas. “Nosso São João está sendo muito comentado e há uma grande expectativa de atrair turistas não só da Bahia, mas de várias partes do Brasil. Isso nos impulsionou a buscar uma melhor qualidade nos serviços oferecidos, tanto pelos ambulantes quanto por bares, hotéis e restaurantes, pensando no turista que chega e também no alagoinhense. Há também a necessidade de oferecer capacitação e qualificação aos trabalhadores locais, o que é algo permanente e que traz benefícios duradouros para sua atuação profissional”, afirmou.

O secretário de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, enfatizou que a capacitação é também uma estratégia para a melhor organização do evento. “Nosso objetivo é preparar os ambulantes para atender melhor os frequentadores do nosso São João, organizando melhor o evento e planejando a instalação dos ambulantes. O curso visa não só à capacitação, mas também à oportunidade de organizar o posicionamento dos ambulantes, para atende a eles e ao público da melhor forma”, pontuou.

Além da qualificação profissional, o curso também deu atenção especial à proteção das mulheres durante os festejos. Ana Clara Auto, coordenadora da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra Mulheres da SPM, apresentou a campanha “Oxe, me respeite!”, voltada para a conscientização sobre importunação sexual em festas populares. “A ideia é falar com os ambulantes, que muitas vezes veem coisas que outras pessoas não veem, e mostrar como eles podem agir. Nossa intenção é organizar, junto ao município, uma rede de proteção que atue na festa, garantindo que seja um evento bacana e seguro para todo mundo”, explicou.

A gerente de Políticas de Proteção à Mulher da Sedes, Márcia Conceição, reforçou o compromisso da gestão com o tema. Segundo ela, a preocupação da secretaria é “garantir que os festejos juninos sejam um ambiente seguro para todas as mulheres”. “Trazer essa pauta para o centro das ações do São João mostra o quanto a Prefeitura está empenhada em promover um evento com respeito, acolhimento e proteção”, completou.

A secretária de Planejamento e Captação de Recursos e primeira-dama do município, Lianne Carmo, destacou a importância de apoiar os trabalhadores informais. “Nós estamos à disposição de todos, para tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso. Queremos promover uma festa que seja um sucesso e atenda a todos, sendo inclusive uma fonte de aumento de renda para os vendedores ambulantes”, afirmou.

Fonte: Se Liga Alagoinhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prefeitura de Alagoinhas divulga decreto com alterações no trânsito para o São João 2025
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

Prefeitura de Alagoinhas divulga decreto com alterações no trânsito para o São João 2025

Com a expectativa de grande público e concentração de estruturas temporárias no local, foi instituída uma zona de restrição viária e de acesso, com o objetivo de garantir segurança viária e fluidez no tráfego
Alagoinhas recebe 28ª edição da Marcha para Jesus
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

Alagoinhas recebe 28ª edição da Marcha para Jesus

O evento já faz parte do calendário religioso da cidade e, segundo os organizadores, atraiu fiéis de municípios vizinhos como Pedrão, Aramari, Catu, Araçás, Pojuca, Inhambupe e Ouriçangas. E como de costume, reuniu diferentes denominações cristãs
São João de Alagoinhas: Vila do Aconchego traz cuidado integral para filhos de ambulantes durante os festejos no Carneirão
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

São João de Alagoinhas: Vila do Aconchego traz cuidado integral para filhos de ambulantes durante os festejos no Carneirão

O espaço, montado no Colégio Municipal de Alagoinhas, funcionará a partir das 16h às 7h da manhã do dia seguinte, com estrutura completa: dormitórios, playground, área para atividades lúdicas, refeitório e espaços de recreação. As crianças receberão quatro refeições: lanche da tarde, jantar, ceia e café da manhã. Dentre os cadastrados, a faixa etária é de oito meses a 12 anos
Hospital Materno Infantil de Alagoinhas completa um ano com mais de 2 mil partos realizados
Alagoinhas Há 3 dias Em Alagoinhas

Hospital Materno Infantil de Alagoinhas completa um ano com mais de 2 mil partos realizados

A unidade de saúde é referência em partos naturais e gestação de alto risco do município e de 23 cidades circunvizinhas
Lenium - Criar site de notícias