Segunda, 23 de Junho de 2025
Publicidade

São João de Alagoinhas: Festas juninas impulsionam a economia em Alagoinhas

A cadeia produtiva movimentada pelos festejos também implica em aumento das contratações de empregos temporários, tendo impacto direto no desenvolvimento local

10/06/2025 às 07h54
Por: Redação Portal
Compartilhe:
São João de Alagoinhas: Festas juninas impulsionam a economia em Alagoinhas

O tempo frio de junho e as festas típicas deste mês significam aquecimento nas vendas de produtos ligados às comemorações de São João. festa. Em Alagoinhas, do Centro à zona rural, onde ocorre a produção de itens da agricultura familiar, as expectativas continuam crescendo em torno da economia. A cadeia produtiva movimentada pelos festejos também implica em aumento das contratações de empregos temporários, tendo impacto direto no desenvolvimento local.

Continua após a publicidade

Na Central de Abastecimento, os comerciantes de roupas estão registrando um aumento significativo nas vendas. A confirmação vem de Maria Elizabete Batista, que trabalha no local há 28 anos. “Percebi que as roupas típicas juninas o pessoal parece não querer mais comprar, porém, as roupas normais, de festa, têm saído muito. O pessoal aproveita as festas para adquirir os modelos novos. Chego aqui por volta das cinco da manhã e fico até o final da tarde para aproveitar esse período de festa. Penso que, na segunda quinzena de junho, as vendas aumentem ainda mais, o que será bom para a gente que trabalha no ramo”, disse.

Continua após a publicidade

Para Marilene de Souza, que atua no comércio central há 20 anos, as perspectivas são as melhores e vêm se mostrando crescentes desde o início do mês. “Comparado com o ano anterior, temos visto um aumento, até porque este ano a prefeitura resolveu fazer mais dias de festa na cidade, e isso faz a procura por roupas aumentar. Acho que tudo o que compramos, que trouxemos de São Paulo, será vendido inteiramente neste mês de junho”, ressaltou.

Continua após a publicidade

De acordo com o diretor comercial da Loja Barreto e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Alagoinhas, Marcos de Souza Barreto, todo o preparativo da cidade para o período junino resultou no aquecimento adiantado do comércio no perímetro urbano. “Normalmente preparávamos a loja para o Dia dos Namorados e, na sequência, para o São João, mas como a Prefeitura de Alagoinhas resolveu antecipar a decoração da cidade e aumentar os dias de festa, tudo mudou na loja e adiantamos a decoração e os preparativos para as vendas de produtos juninos. Do ponto de vista de programação, de compra e abastecimento da empresa, esse movimento já começou a ocorrer do final de março para início de abril. De planejamento e preparação para o abastecimento, a mercadoria chegou dentro do mês de maio para atender às expectativas dos clientes”, explicou o diretor comercial.

Enquanto representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alagoinhas, Marcos informou que o contato prévio com a Prefeitura de Alagoinhas, para entender o processo de formação das festas juninas na cidade, surpreendeu pela organização da gestão pública para com o comércio. “As festas juninas promovidas pela prefeitura se tornam extremamente benéficas para o comércio, incluindo desde o setor do comércio ao de serviços, como a rede hoteleira da cidade, os restaurantes etc, fazendo aumentar o fluxo de turistas que vêm de fora e acabam também comprando dentro do comércio de Alagoinhas”.

Sobre o aumento de consumo, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) prevê um crescimento de 40% nas vendas, se comparados os meses de maio e junho. “Podemos fazer essa relação entre os meses de maio e junho, mas é interessante que façamos uma comparação com junho do ano passado. Quando se faz esse comparativo, existe uma previsão de crescimento de 12% entre junho de 2024 e junho de 2025”.

“Quando se compara o mês de junho, por exemplo, com o mês de maio ou o mês de abril, existe um crescimento de mais de 40% nas vendas. Obviamente, de um modo geral, em nossas comparações, sempre fazemos o período de um ano com o mesmo período do ano passado. As festas estão começando mais cedo; então, isso faz com que a própria população se movimente para querer comprar, se arrumar para esse período, bem como também o turista que vem, acaba rodando no comércio, comprando. Percebemos que a decoração junina antecipada e a mobilização dos comerciantes entrando no clima junino estão contribuindo para esse crescimento”, avaliou.

Agricultura familiar

O agricultor Derneval Ribeiro dos Santos informou que o período que antecede o São João é de muita preparação da terra e planejamento do plantio, com colheita programada para atender ao mercado de amendoim e milho. Morador e trabalhador da comunidade do Buri, zona rural de Alagoinhas, ele pontuou que aproximadamente 20 pessoas trabalham nessa empreitada. “Começamos há 70 dias com o plantio para que a colheita aconteça no tempo certo. Tudo depende da chuva e das sementes. Creio que vamos tirar 20 sacos de amendoim, com um com 80 litros do produto. Já o milho, a nossa perspectiva é que seja de 10 mil espigas. Esperamos tirar cerca de R$ 6 mil pelo amendoim e R$ 8 mil pelos milhos vendidos”, disse. O agricultor também revelou que essa produção é destinada praticamente para o município de Alagoinhas. “Vendemos pouca coisa para fora da cidade, o estoque é quase totalmente consumido aqui mesmo, na Central de Abastecimento”.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), Deraldo Alves Carlos, o cálculo divulgado pela CDL deverá ser o mais próximo da realidade. “A SDEE realizou ações com microempreendedores individuais voltadas para o São João, com enfoque na educação financeira desses comerciantes, entre outros trabalhos com autônomos de nossa cidade e o Desenbahia, facilitando questões financeiras com a linha de crédito. Nesse período, antes das festas, visitamos grupos de comerciantes, restaurantes e percebemos que muitos já contrataram funcionários temporários para trabalhar na época junina. Esse aumento é perceptível, e creio que estará dentro da porcentagem apresentada pela equipe do CDL de Alagoinhas”, finalizou Deraldo.

Fonte: Secom pma

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prefeitura de Alagoinhas divulga decreto com alterações no trânsito para o São João 2025
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

Prefeitura de Alagoinhas divulga decreto com alterações no trânsito para o São João 2025

Com a expectativa de grande público e concentração de estruturas temporárias no local, foi instituída uma zona de restrição viária e de acesso, com o objetivo de garantir segurança viária e fluidez no tráfego
Alagoinhas recebe 28ª edição da Marcha para Jesus
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

Alagoinhas recebe 28ª edição da Marcha para Jesus

O evento já faz parte do calendário religioso da cidade e, segundo os organizadores, atraiu fiéis de municípios vizinhos como Pedrão, Aramari, Catu, Araçás, Pojuca, Inhambupe e Ouriçangas. E como de costume, reuniu diferentes denominações cristãs
São João de Alagoinhas: Vila do Aconchego traz cuidado integral para filhos de ambulantes durante os festejos no Carneirão
Alagoinhas Há 2 dias Em Alagoinhas

São João de Alagoinhas: Vila do Aconchego traz cuidado integral para filhos de ambulantes durante os festejos no Carneirão

O espaço, montado no Colégio Municipal de Alagoinhas, funcionará a partir das 16h às 7h da manhã do dia seguinte, com estrutura completa: dormitórios, playground, área para atividades lúdicas, refeitório e espaços de recreação. As crianças receberão quatro refeições: lanche da tarde, jantar, ceia e café da manhã. Dentre os cadastrados, a faixa etária é de oito meses a 12 anos
Hospital Materno Infantil de Alagoinhas completa um ano com mais de 2 mil partos realizados
Alagoinhas Há 3 dias Em Alagoinhas

Hospital Materno Infantil de Alagoinhas completa um ano com mais de 2 mil partos realizados

A unidade de saúde é referência em partos naturais e gestação de alto risco do município e de 23 cidades circunvizinhas
Lenium - Criar site de notícias