Segunda, 23 de Junho de 2025
Publicidade

Janja já visitou 35 países desde início do novo mandato de Lula

Em resposta às críticas pela intensa agenda de viagens de sua esposa e seus gastos públicos, o presidente Lula disse que sua mulher “não é clandestina” e que “vai continuar fazendo o que gosta”

10/06/2025 às 08h04
Por: Redação Portal
Compartilhe:
Janja já visitou 35 países desde início do novo mandato de Lula

Desde que chegou ao Palácio do Planalto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja da Silva visitou 35 países, em 30 viagens diferentes. As informações constam em levantamento feito pelo portal Poder360.

Continua após a publicidade

Segundo os dados, a socióloga permaneceu fora do país durante 130 dias, 24 a mais que o chefe do Executivo. Somente em 2025, a esposa do presidente esteve 27 dias em terras internacionais, sendo cinco países e seis viagens diferentes.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, ela viajou sozinha à Itália, e em março, foi até o Japão dias antes de Lula. No mesmo mês, ela viajou sozinha até a França. Em abril, foi até o Vaticano junto com o presidente. Por fim, em maio, viajou antes de Lula para a Rússia e depois seguiu com ele até a China. Em duas dessas viagens, Janja foi como representante do governo brasileiro, embora não tenha sido eleita para nenhum cargo público.

Continua após a publicidade

Em 2023, a primeira-dama acompanhou Lula em todas as suas viagens internacionais, apesar de ela não ter tido nenhum compromisso fora do país. Foram 62 dias fora, 15 viagens, e 24 países visitados. Em 2024, foram 41 dias fora, totalizando 10 viagens e 13 países. No ano em questão, ela teve quatro eventos no qual foi designada oficialmente pelo presidente, ou convidada para representar o país.

Em resposta às críticas pela intensa agenda de viagens de sua esposa e seus gastos públicos, o presidente Lula disse que sua mulher “não é clandestina” e que “vai continuar fazendo o que gosta”. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa em Hanói, no Vietnã, no final de março deste ano.

– Ela vai continuar fazendo o que ela faz, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa, ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser, e vai andar para onde ela quiser, é assim que eu acho que é o papel da mulher – assinalou.

Fonte: Pleno news

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias